Como mãe, você quer participar ativamente da educação e da formação do caráter do seu filho?

Qual o momento de corrigir? Qual o momento de ‘soltar’? Como trabalhar a autonomia de tal forma que a felicidade seja alvo? 

Se tem uma coisa que mãe mais recebe é conselho. E é claro que nem sempre o que funcionou com a tia dela, irá funcionar com ela também. Ajude-a a entender que por mais novo que todo aquele mundo seja, no caso das mães de primeira viagem, ela é quem sabe do filho que tem. Incentive ela a confiar em seus instintos.

O que compõe toda a estrutura de caráter da criança são os hábitos. Sendo assim, para criar um modo de agir, raciocinar e socializar, é necessário o uso da repetição.

A criança absorve tudo o que vê, principalmente na primeira infância, em que ela descobre o mundo. Todo o desenvolvimento infantil depende, essencialmente, do ambiente no qual ela está evoluindo. Sendo assim, ensinar desde cedo bons hábitos faz com que esse jovem futuramente seja muito mais consciente e responsável com as suas atitudes e desenvoltura em meio à sociedade.

Segundo dados de Rockey, Ron e Nancy, Chosen (Nampa, Idaho: Pacific Press Publishing Association, 2001), só nos primeiros doze meses de vida, o homem aprende metade, ou seja, 50%, de tudo que irá absorver em toda a sua vida. No período seguinte, o segundo ano, ele obtém mais 25% de todo conhecimento que guardará ao longo dos anos.

Assim, pode-se dizer que o maior peso dos atributos do agir e pensar de uma pessoa encontra-se no desenvolvimento da criança. Durante essas fases do desenvolvimento infantil, consolida-se atitudes como o modo de sentar e até mesmo a maneira que a pessoa segue a sua linha de raciocínio para tomar decisões em sua vida por exemplo.

Wilhelm Reich, aprofundou o significado de caráter através da seguinte teoria:

O caráter do homem não é algo que se cria por escolha do próprio, ele é fruto de sua ação quando criança ao se “defender” no ambiente em que vivia. Essa defesa é na verdade a interação com o meio, ao qual ele se adaptou para se integrar, ou seja isso vem diretamente de seu lar nos primeiros anos de vida. Isso corrobora para a formação do que é considerado “bom-caráter” e “mau-caráter”

Quando se fala em educação infantil, há muito mais além de bons colégios e amizades, o que também são considerados conceitos importantes, porém hábitos positivos são essenciais para essa construção.

Em um adulto onde houve uma evolução equilibrada, onde o ego foi reprimido quando necessário, e gratificado quando age corretamente. Nesses indivíduos, há a presença de maior equilíbrio emocional e mental, o que acarretará em uma fase adulta de maiores chances de sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *