Como construir um melhor ambiente familiar -Dica 01

Priorize o que é bom para todos

Alguém gosta de usar um banheiro sujo e fedido? Creio que a resposta unânime seja não. Mas para que ele esteja limpo e cheiroso é necessário que seja limpo em espaços regulares de tempo e é aí que começa a confusão.

Existem pessoas que acreditam em banheiros autolimpantes, que ninguém precisa fazer esse serviço para que ele aconteça. E o pior, se isso acontecer que não seja ele a ter que realizar a tarefa. Mas dentro de nossas casas, quem tem a obrigação de fazer isso? Se você não tem um colaborador, contratado e pago para fazer tal tarefa a resposta óbvia é, isso é um dever de todos os usuários.

Quem, sozinho ou em duplas, quantas vezes por semana, é algo que tem que ser consensado entre os habitantes e colocado em prática. Quem não sabe fazer, como em qualquer organização, tem que ser treinado e supervisionado no início. Não simplesmente poupado, ou que a atribuição seja dada a um só membro da família, seja lá por que justificativa for.

Essas tarefas tem que ser boas para todos, assim como varrer a casa, lavar as roupas, fazer as refeições, tirar o lixo, lavar os pratos,etc.

O que não se justifica são desculpas como, isso não é serviço de homem, eu não sei fazer, nunca fiz isso, estou sem tempo,etc.

Mas é óbvio que às vezes têm, e toda família costuma ter, as mártires ou os mártires, que assumirão determinadas tarefas, sem considerar esse passo, apenas para depois ficar se lamuriando que só ela ou ele fazem essas tarefas. Se você assumiu, sem definir essas prioridades ou negociar com os demais membros da família, não reclame.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *