Não abra espaço para desrespeito e brigas.
Aí talvez resida o maior problema e a maior virtude de quem queira realmente ter Harmonia Familiar.
Determinadas conversas podem descambar para uma discussão fenomenal por conta da permissividade das pessoas, baixo autoconhecimento e acima de tudo baixa inteligência emocional, tão importante hoje em dia.
Costuma dizer que tem muita gente que pensa que o mundo seria perfeito se todos fossem exatamente como ele(a). Isso é um engano fenomenal, o mundo seria uma chatice.
Outra coisa que dá encrenca é insistir em querer que os filhos sejam uma cópia fidedigna deles, seja pai ou mãe.
Os filhos são uma mistura de coisas que veem em pais, mães, avôs e avós, primos, colegas da escola mais os “influencers” do mundo digital.
Os alicerces são dos pais, mas o que está sendo construído em cima disso ou já foi, dependendo da idade, é uma coleção de tijolinhos de diversas cores e formatos, quer você queira ou não.
Insistir que eles pensem como você, sem entender de onde vem o ponto de vista deles, é a fórmula da tempestade perfeita.
Ao se ver em situações em que uma discussão ou briga mesmo seja iminente, é melhor retroceder um passo, ouvir ou estudar mais sobre o assunto antes de querer bater o martelo, seja lá onde for.
Depois se reata a conversa, em outro momento, com os ânimos mais arrefecidos, e mesmo que ainda seja de opinião contrária, mas agora com maiores argumentos.