Não partir para a grosseria e nem levantar a voz.
Esse tópico está diretamente ligado ao anterior. O termômetro para se saber para onde caminha uma conversa em família é o volume e tom de voz que se emprega durante uma discussão.
A palavra já se define. Discussão significa discutir uma ideia, debater, trocar conteúdos e de preferência aprender um com o outro.
Discussão em voz alta e gritos é briga e isso não leva a lugar algum.
Outra coisa é que, uma briga só acontece se ambas as partes concordarem de que ela deve começar, se alterando mais do que o outro.
Um dos grandes problemas daquelas pessoas que costumam se gabar de não levar desaforo para casa ou não engolir o sapo, é que a baixa inteligência emocional faz com que reajam muito rápido e às vezes, respondam de maneira afobada, piorando a situação ao invés de resolvê-la. Realmente certas pessoas, às vezes não engolem o sapo na hora, mas tem que engolir um ranário inteirinho depois e ainda tem que pedir desculpas.
A melhor opção é parar, respirar, observar, e só depois responder. Dá mais tempo para pensar e ter certeza de que não está fazendo besteira.
Espero sinceramente que as dicas acima sejam um ponto de partida para que você comece a ter a tão sonhada harmonia familiar. Existem muito outros pontos relativos à inteligência emocional, mapas comportamentais e até sobre padrões de comportamentos, que iremos colocando no site e em debate, para que aos poucos a cultura e principalmente as ações sejam tomadas, de modo que, você possa direcionar a sua vida e poder, através de exemplos, direcionar os demais membros de sua família.