Acredito ser desnecessário reafirmar que a figura do pai, ou da função pai, é essencial para haver um bom desenvolvimento emocional, seguro e positivo dos filhos.

É o pai que normalmente teria a função de auxiliar os filhos a lidar bem com as diversas situações do cotidiano.

Crescer em um lar onde pai e mãe estejam presentes e ofereçam apoio incondicional, conforto e proteção é a garantia de se criar alicerces e repertório para que os filhos cresçam com uma estrutura mínima para se transformarem em seres mais conscientes e atuantes para o bem na sociedade.

Em uma de nossas discussões de pauta, foi observado que os pais entram para ver seus filhos nas maternidades com um crachá de visitante, e as mães têm sua identificação já como mãe.

Pai não é visitante, é parte fundamental no processo de criação daquele ser.

Não apenas como o par na geração dos filhos, fato esse que hoje, nem tem mais tanta importância assim. Mas também como provedor e co-direcionador das normas da casa, modelo para os filhos, seja bom ou ruim, e logicamente como marido, companheiro e co-participante da vida e das atividades domésticas.

Ele continua com importância na criação, educação e formação dos filhos.

As mudanças estruturais da família durante os anos  e a nova realidade exigem que eles se atualizem também, largando para trás as velhas ideias do simples poder patriarcal, para aqueles que querem ser lembrados e respeitados como um verdadeiro e importante pai.

É absolutamente perturbador descobrir que certas preocupações de mães, que doem realmente nelas, para nós pais, não fazem muito sentido.

Não porque somos insensíveis ou perversos, mas sim, porque enxergamos certas coisas no mundo de forma diferente, mais direta, menos sentimental e principalmente porque a comunicação entre pais, mães e filhos às vezes falham.

Isso faz com que existam desentendimentos entre pais e mães porque, grande parte das agruras da maternidade não provém dos filhos, mas dos desentendimentos e expectativas criadas em torno dos pais.

Harmonia Familiar vem através de suas ferramentas e cursos, direcionar aqueles que querem ser pais mais atuantes e cada vez mais importantes na vida da família, não só como provedores, mas sim como seres que querem ser lembrados como marco importante, querido e exemplo na instituição familiar